Notícias

9ª EDIÇÃO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES FOI REALIZADA COM MUITO SUCESSO EM PIQUET CARNEIRO.

A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, realizou no período de 27 a 31 de março deste ano, a Festa Anual das Árvores. A iniciativa teve o propósito de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Em sua 9ª edição, a Festa Anual das Árvores teve como tema Quem planta árvores, colhe chuvas. As atividades tiveram início no dia 27 de março, às 9 horas, com o lançamento da campanha Minha árvore, meu futuro, na Sala Verde. O evento foi aberto pela secretária do Meio Ambiente, Vera Silva, e foi marcado por uma vasta e envolvente programação, que incluiu a recuperação de matas ciliares, distribuição de mudas nativas, exposições fotográficas de pássaros e árvores da Caatinga, palestras, rodas de conversa, além de outras ações relacionadas à preservação da natureza.

No dia 29 de março, às 9 horas, na Sala Verde, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma palestra com o tema Código Florestal Brasileiro e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. O palestrante foi o técnico Genário Azevedo, da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria do Meio Ambiente do Estado COEAS/SEMA. Na ocasião, estiveram presentes produtores rurais, técnicos, estudantes e vereadores. Prestigiaram também o evento, o prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra; a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; a assessora especial da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro, Maria das Graças Martins, e o assessor institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará APRECE, Expedito José do Nascimento (ex-prefeito de Piquet Carneiro). A palestra foi considerada interessante e esclarecedora pelos participantes. Cerca de 50 pessoas marcaram presença.

No dia 30 de março, pela manhã e à tarde, foram realizadas na Escola Ana Clara de Magalhães, no distrito de Ibicuã, palestras sobre a Importância da Relação entre as Árvores e a Água. O palestrante foi o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro. Lá, estavam previstas inicialmente a realização de rodas de conversa, mas em atenção às solicitações do corpo discente da escola, foram realizadas duas palestras. A plateia foi composta majoritariamente por estudantes do ensino fundamental. Após as palestras, os alunos realizaram plantio de mudas nativas. O momento não poderia ser mais propício. Foi mais uma iniciativa bem-sucedida. O Núcleo Gestor da Escola Ana Clara merece o nosso reconhecimento pela competência, dedicação, atenção e por desenvolver muitas atividades voltadas à educação ambiental. Afinal, ter compromisso é fundamental.

Uma ação considerada relevante, foi a visita técnica à nascente olho d'e1gua, localizada no sítio Barra do Serrote. Na ocasião, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do município e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE/Iguatu, vistoriaram a área. Em seguida, houve plantio de mudas nativas visando à recuperação da vegetação no entorno da nascente. A atividade, contou ainda com as presenças da secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; da professora Helba Araújo de Queiroz Palácio, do IFCE/Iguatu; do professor Wellington Canuto, do IFCE/Iguatu; de produtores rurais e estudantes. Diante de um cenário de escassez hídrica, preservar as nascentes é imprescindível.

Destaque para as ações de reflorestamento, realizadas nas matas ciliares dos sítios Tataíra, São José, Salão, bem como no distrito de Mulungu e região. Mais de sete mil mudas nativas foram plantadas em regime de mutirão. As orientações técnicas foram prestadas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Alencar e pelo técnico Jonas Jarbas, da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro. Foi certamente o maior legado da Festa Anual das Árvores deste ano. Participaram ativamente das ações, o prefeito Bismarck Barros Bezerra, a secretária Vera Silva, a educadora ambiental Elizabete Barros, a administradora pública Ana Cláudia Nascimento e os monitores do Projeto Recuperação de Mata Ciliar do Açude São José II e Solo Fértil Caatinga Viva.

No dia 30 de março deste ano, às 9 horas, na Praça da Estação, houve distribuição de mudas de aroeira, angicos, canafístula, cumaru, ingá, mulungu, juazeiro, mororó, cedro, sabiá e ipê roxo. Cerca de quatrocentas mudas nativas (bioma Caatinga), foram entregues à população.

Fechando a programação, foi realizada no dia 31 de março, às 13 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Serrote, uma roda de conversa com a participação de todos os alunos da escola. Em seguida, os estudantes fizeram uma belíssima apresentação envolvendo canto e dança. Parabéns aos alunos e aos responsáveis pela produção artística.

Por meio da campanha Minha árvore, meu futuro, pretende-se plantar uma muda de árvore nativa, para cada criança nascida no município. A família do recém-nascido receberá uma muda doada pela Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro. A participação é voluntária. Iniciativas semelhantes estão sendo desenvolvidas em várias cidades brasileiras, tais como: Diamantina (MG), Clevelândia (PR), Guarapari (ES), Ituverava (SP), Passos (MG), Penápolis (SP), Tramandaí (RS), São Caetano do Sul (SP), Sorocaba (SP), entre outras. O objetivo é engajar o maior número possível de famílias na preservação ambiental.

Ressalte-se, por oportuno, que a Festa Anual das Árvores de 2017, teve a participação maciça da população piqueense. Envolveu as pessoas de forma extremamente positiva. Foi um convite à reflexão.

Em meio à crise financeira que assola os municípios brasileiros, o chefe do executivo municipal tem mostrado que está comprometido com o desenvolvimento sustentável. O reflexo se faz sentir nas diversas ações de sustentabilidade ambiental implementadas.

TEXTO: SÉRGIO ALENCAR (NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA)

 

Deixe seu comentário



Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro

LOCALIZAÇÃO

 Praça Mariano Aires, nº S/N Centro

 Telefone: (88) 3516-1800

 ouvidoria@piquetcarneiro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS