CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Educação 25/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO EJA recebem suporte para continuidade das aulas

A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto (SEDUC) do município, em razão da Pandemia de escala global ocasionada pela Covid-19, e atenta ao contexto de manter uma educação pública e de qualidade, vem buscando ao longo dos últimos meses se adaptar ao novo cenário das plataformas virtuais como estratégia de continuidade das aulas da rede municipal de ensino.

Pensando nisso, as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo todo o suporte e aparato necessário para continuidade das aulas durante o período em que perdurar essa crise epidemiológica. Durante as reuniões de planejamentos entre Secretária e equipes de professores responsáveis pela EJA, se estruturou uma linha de ação com objetivo diretos na continuidade das aulas e buscando garantir toda a proteção e segurança sanitária necessária, tanto dos alunos quanto dos professores.

Para os alunos que dispõe de aparelhos eletrônicos - smartphones, notebooks, tabletes, etc. - as aulas estão sendo realizadas na modalidade remoto, ou seja, de maneira virtual. Já para os alunos, principalmente aqueles com idades mais avançadas e que não dispõe ou não estão adaptados a usarem aparelhos tecnológicos, a Seduc disponibilizou materiais didáticos impressos onde realiza a entrega diretamente na residência dos mesmos, ao tempo em que recebem todas as orientações dos professores acerca do conteúdo do material em questão, e posterior alguns dias retornam para recolher e fazer as avaliações e continuidade das orientações e ensino do conteúdo que foi transmitido.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

Segundo a Secretária Neila Vitoriano, "a EJA é uma ferramenta de extrema importância para que jovens e adultos retomem seu aprendizado em relação a educação escolar básica, possibilitando nesse tempo a qualificação de cada um, e, com isso, gerando novas oportunidades tanto no que tange as questões relacionadas ao mercado de trabalho, bem como também do ponto de vista de pertencimento, do sentimento de inclusão em um mundo onde cada vez mais se faz necessário o aprendizado da leitura diante do contexto globalizado de uma sociedade moderna".

#EJA

#Covid-19

#EducaçãoemAÇÃO

#ConstruindocomVOCÊ

#Educação 15/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SECRETÁRIA NEILA VITORIANO VISITA A ENTREGA DE MATERIAL, PARA O RETORNO ÀS AULAS EaD, DO MUNICÍPIO.

Na semana passada as aulas do município retornaram, devido a pandemia de infecção humana ocasionada pela COVID-19, o retorno foi no modo de Ensino a Distância.

A secretária de Educação, Cultura e Desporto Neila Vitoriano, acompanhou a entrega de material para o estudo em casa. A secretaria Municipal adotou o modo de Ensino, pensando na segurança dos alunos da rede, as aulas estão sendo realizadas através da plataforma de Ensino, e aqueles que não tem acesso a internet a secretaria e escolas disponibilizaram material físico, para os alunos.

Segundo a secretária Neila: "A educação vai continuar sendo a nossa maior arma, e prioridade. Acredito no ensino público, tanto que meu filho faz parte da rede de ensino municipal, na Escola Reino Infantil. Nesse momento difícil que estamos passando, fica aqui os meus parabéns e agradecimentos, à todos pais, funcionários e alunos, que estão se mobilizando para o acontecimento das aulas."

Em breve novas informações!

#avançapiquet

#construindocomvoce

#Educação 27/05/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO APAE de Piquet Carneiro recebe doações de alimentos

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Piquet Carneiro, recebeu nessa terça-feira (26/05) doações de alimentos para ser destinadas as famílias dos alunos apaeanos do município. A APAE é cadastrada no Serviço Social do Comércio (SESC) onde renova seu cadastro anualmente junto a Rede Nacional de Bancos de Alimentos - Mesa Brasil SESC, situação pelo qual sempre recebe doações oriundo de eventos os mais diversos.

Em razão do período de Pandemia ocasionado pelo o Novo Corona Vírus (Covid-19), muitos artistas musicais estão realizando diversas LIVES beneficentes, e uma delas foi a do cantor Cearense Wesley Safadão (WS) que em sua última apresentação recebeu doações da Fábrica Cearense MD Biscoitos, e todas as doações de alimentos foram destinadas ao Mesa Brasil SESC, onde todas as APAES do Ceará foram contempladas, incluindo Piquet Carneiro que foi contemplada com os alimentos - Biscoitos e Leite, onde beneficiou diretamente 62 famílias dos alunos apaeanos.

Importa dizer que, o Mesa Brasil SESC - é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos, e tem como principal perspectiva a inclusão social. Além disso, para receber doações, as Organizações Não Governamentais (ONGs) precisam manter seus cadastros sempre atualizado, bem como também serem legalmente reconhecidas, razão pelo qual recebem as devidas doações e apoio.

De acordo com a atual Coordenadora, Rocheli Marques, "a APAE de Piquet Carneiro recebe essas doações com muita alegria, tendo em vista que chega em um momento onde toda e qualquer ajuda é sempre bem-vinda, e, desde já, manifestamos nossa gratidão ao SESC pela oferta dos alimentos através da LIVE do WS, e que mesmo diante de uma Pandemia continuamos com o nosso papel enquanto apaenos que é manter esta Instituição com o devido zelo e qualidade para que possamos está sempre recebendo apoios, doações e benefícios em prol de nossas eternas crianças apaenas".

#LiveSolidáriaWS

#APAEceará

#APAEPiquet

#Apaeanos

#Educação 06/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Fique atento a data do vestibular 2020.1 da UECE UECE/UAB - 2020.1 Polo UAB Piquet Carneiro - Curso Pedagogia
#Educação 04/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Projeto Baú da Memória promove cultura nas Escolas A trilha de contextualização histórica de um município perpassa-se pelos valores culturais e identitários de seu povo, a forma como nasceu e se desenvolveu aquela região e as características que levam a ser a grandeza que é.

Pensando nisso, a Gestão ‘Construindo com Você’ através da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto por meio da Secretária Neila Vitoriano com total apoio do Prefeito Bismarck Bezerra, vem desde o início do ano de 2019 desenvolvendo o Projeto Baú da Memória junto às escolas da rede pública de ensino municipal.

O Objetivo do Projeto é demonstrar as crianças e adolescentes as raízes pelo qual se desenvolveu o município, os valores culturais, sociais e econômicos dessa região. Além disso, objetiva também explorar a literatura infantil e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários viabilizando momentos de interação social, amizade, respeito, solidariedade e do diálogo com o próximo, sempre compreendendo as mudanças constantes existentes numa sociedade e na cultura de um povo, sobretudo sem perder as bases de onde se constituiu as origens do município e sua gente.

Na manhã desta terça-feira (03/12) a Coordenação do projeto acompanhou os alunos das Escolas Municipais Reino Infantil (sede) e José Eliedson de Brito (Catolé da Pista) numa visita de campo para conhecer o Museu Relíquias do Sertão localizado na Comunidade Rural do Sítio Arara. No local os alunos, toda equipe técnica/coordenação e professores foram recepcionados pelo o responsável do local, Sr. Luiz Crente e também da Secretária do Meio Ambiente Vera Silva, que proporcionaram uma manhã cheia de informações e histórias sobre a cultura nordestina.

Nas palavras da Secretária Neila Vitoriano, “a ideia do projeto é possibilitar que nossas crianças e adolescentes conheçam as raízes culturais da nossa região, buscando despertar neles o conhecimento pela história do município e do nosso povo, alinhado a isto ainda desenvolver o gosto pela leitura, artes, literatura e cordéis como valores reais da identidade do Nordeste”.


#EducaçãoéCULTURA
#CulturaéEDUCAÇÃO
#CulturaNordestina
#NossasRaízes
#ConstruindocomVOCÊ
#Educação 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Piquet Carneiro recebe visita do Projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense. A Gestão ‘Construindo com Você’ por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto através da Secretária Neila Vitoriano e do Prefeito Bismarck Bezerra, vem desenvolvendo diversas ações e projetos que objetivem avanços importante no nível de educação do município, incluindo as parcerias que reforcem tal caminho.
Dessa forma, o municipio recebeu nessa segunda-feira (02/12) na EMEF Reino Infantil a VI Caravana da Leitura e do Autor Cearense 2019 - Conexão Sertão Central. O projeto é desenvolvido pela Companhia Prisma de Artes e conta com o patrocínio da ENEL Distribuidora do Ceará.
O Objetivo do projeto é percorrer pelos municípios Cearenses levando uma série de ações e atividades que desenvolvam nos alunos o hábito contínuo pela leitura e a literatura. Nesta VI edição o Projeto está percorrendo por 03 (três) municípios, sendo eles: Piquet Carneiro, Quixadá e Choró.
As principais atividades oferecidas pela Companhia responsavel pelo projeto são: Oficinas literárias, rodas de leitura, apresentações de contação de histórias, conversa com autores cearenses, doação de livros e distribuição de material informativo do projeto.
Segundo a Secretária Neila Vitoriano que participou durante todo o dia do momento, “para além dos esforços que a gestão já vem realizando em prol do desenvolvimento da educação em nosso município, ter uma parceria como esta é de extrema importância quando se trata de promover educação de qualidade, e receber este Projeto Caravana da Leitura e do autor cearense é de uma felicidade grandiosa, pois o público beneficiado são nossas crianças e adolescentes. E as ações de hoje na Escola Reino Infantil só fortalece o que já vem sendo realizado dentro das escolas”.

#CaravanadaLeitura
#CaravanadoAutorCearense
#LeituraeLiteratura
#EducaçãoNOTA10
#ConstruindocomVOCÊ
#Educação 31/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO SISTEMA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – SPAECE 2018 CONFIRMA CRESCIMENTO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM PIQUET Na avaliação do prefeito Bismarck Bezerra, os resultados do SPAECE 2018 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), retratam o espírito de comprometimento, dedicação e competência dos nossos professores e demais profissionais
#Educação 17/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Chá Literário e Revitalização da Biblioteca “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, Monteiro Lobato. É com esta frase que definimos o momento marcante vivenciado por alunos, pais, professores, comunidade, e demais participantes do Chá Literário e do Projeto de Revitalização da Biblioteca Municipal ocorrida nesta última Sexta-Feira (14/09). O evento ocorreu de frente a Biblioteca Municipal Professora Jesus Aires, localizada na Rua Zacarias Pinheiro.
Em vista de proporcionar um melhor espaço e ambiente que garantisse o conforto e uma melhor leitura para os visitantes é que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com o apoio da Prefeitura desenvolveu o projeto de revitalização da biblioteca onde se realizou a ampliação e reforma das salas e espaços direcionados para aconchegar nossos jovens leitores do município, e também de outras regiões que venham a nos visitar.
Diante desse momento marcante, a revitalização ocorreu acompanhada de um afetuoso Chá Literário com apresentações culturais de alunos e jovens estudantes da rede municipal e estadual de ensino, com dramatização teatral contando a trajetória, linguagem, ritmos musicais, e, claro, de uma belíssima declamação poética de jovens estudantes sobre a cultura do povo nordestino. Além disso, também contamos com apresentação das crianças/adolescentes do Programa Amigos da Leitura coordenada pela professora e amiga Socorro Nascimento com o apoio do amigo Kaio Otaviano, e da celebre apresentação do jovem Marcelo Bessa interpretando o grande escritor e criador da obra “o sítio do pica pau amarelo”, Monteiro Lobato.
Vale lembrar que todas as apresentações deu-se inicio com uma calorosa dramatização do nosso Prefeito onde emocionou e envolveu todos que ali participavam, ao se passar por um senhor desconhecido que pedia aos transeuntes apenas um abraço.
"Agradeço imensamente a todos os envolvidos nesse projeto que se concretiza, desde a equipe técnica da Biblioteca Municipal nas pessoas da Aureni, Roberta, Jocileide, Cida, Maria Luiza, Maria Lúcia e Paulo Roberto, dentre outros contribuintes da biblioteca e da Secretaria como um todo, e agradeço também a contribuição do professor e historiador Osmar Lucena Filho."
A leitura é parte primordial da cultura de um povo, e por pensar assim que, o apoio que a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto vem tendo desde 2017 através da Gestão Construindo com Você tem elevado os trabalhos e projetos a níveis nunca vistos antes, e aqui aproveito para agradecer a este grande gestor pelo trabalho que vem realizando nesta administração e por se preocupar em fazer da educação não apenas um compromisso educacional obrigatório, mas por dar total suporte no desenvolver interligado entre a política de educação junto com ações alinhadas com a cultura de nosso povo e também das práticas desportivas municipais, e é dessa forma que continuaremos trabalhando, fazendo sempre o melhor para nossa querida cidade.

Texto: Neila Vitoriano
#Educação 04/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Em 2017 o IDEB de Piquet Carneiro evidencia crescimento além da meta projetada para 2022. O IDEB, ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é um indicador nacional que busca medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB considera os índices de aprovação obtidos a partir das informações do censo escolar. A nível de escolas e municípios são consideradas também as médias da Prova Brasil. Para os estados e o país são utilizadas as médias do SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Segundo o portal do Ministério da Educação “As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.” (http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb)
No município de Piquet Carneiro em 2017 o IDEB observado relativo ao 5º ano do Ensino Fundamental foi de 6.9. Este resultado além de superar a meta prevista para o ano que era de 4.7 superou também a meta para 2021 que que é de 5.3, e para 2022 que segundo o portal do MEC é de 6.0. Apesar do município ter alcançado um resultado expressivo, individualmente algumas escolas municipais ainda conseguiram superá-lo apresentando resultados superiores a 7.0 como foi o caso da EMEF Mestre Júlio que obteve resultado 7.1 e a EMEF Pingo de Gente que alcançou impressionantes 7.8.

Evolução IDEB Piquet Carneiro 5º Ano


Fonte:


Evolução IDEB Piquet Carneiro 5º Ano por escola


Fonte:

Os resultados relativos à avaliação do 9º ano também superaram a meta prevista para 2017 na categoria, que era de 4.3, tendo o município alcançado o resultado de 5.3, resultado que também supera a meta para 2021 que está definida como 4.9. Nesta categoria, individualmente algumas escolas também se destacaram no cenário municipal apresentando resultado superior ao do município, como as escolas São Sebastião, e Profª. Ana Clara de Magalhães que obtiveram resultado de 5.7.

Evolução IDEB Piquet Carneiro 9º Ano


Fonte:

Evolução IDEB Piquet Carneiro 9º Ano por escola


Fonte: http://ideb.inep.gov.br

Quanto aos resultados do SAEB o município ocupa a 21ª posição do Ranking de Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Língua Portuguesa do Ceará, e 37ª no Ranking de Matemática.
A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Neila Vitoriano credita o os resultados obtidos a cada um que direta ou indiretamente colabora com a educação municipal, e ao trabalho conjunto realizado pela secretaria em parceria com as equipes das escolas, com dedicação e esforço na busca de proporcionar educação de qualidade para todos os alunos do município. Ela também ressalta o impacto do planejamento e das formações de professores, além do apoio dado pelo prefeito municipal, para a consecução desse resultado.

Texto: Silvio S. Souza
#Educação 03/09/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO Secretaria de Educação promove formação continuada para professores A base de uma sociedade desenvolvida permeia pelo o campo de um ensino educacional público e de qualidade, e é por pensar assim que a Gestão ‘Construindo com Você’ do Prefeito Bismarck Barros Bezerra através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto - SMECD que tem a frente à Secretária Neila Maria Vitoriano vem buscando idealizar e concretizar as ações que direcionam o município para está entre os melhores do Estado do Ceará e do Brasil no que diz respeito ao ensino de nossas crianças, adolescentes e jovens.
Dessa forma, a Secretaria de Educação realizou no último sábado (dia 01/09) mais uma formação continuada para os professores da rede municipal de ensino, o principal objetivo da formação é fortalecer a prática de docência para os desafios do dia a dia em sala de aula, com ações de atualização dos novos contextos de ensino alinhados com as transformações sociais e educacionais da modernidade.
A formação ficou por conta da equipe técnica da SMECD que realizou diversas abordagens no tocante as importantes estratégias e práticas do ensino, com variações de conteúdos temáticos de grandes valores significativos para os professores, tais como; Formação de Educação Infantil, tendo como tema: O resgate às brincadeiras antigas com foco e direcionamento para uma garantia de aprendizagem significativa para as crianças; O despertar da leitura para o ensino fundamental; Apreciar as narrativas presentes nos livros-imagens; e também Formação de Matemática, com divulgação de resultados, reforço das nossas metas, entrega de material e sugestões metodológicas, entre outras abordagens. Durante a formação, a equipe amparou-se nas práticas do Programa de Alfabetização na Idade Certa - MAISPAIC.
Em face dos novos resultados e do crescimento constante da educação do nosso município a nível estadual, se verifica o compromisso em proporcionar mais ainda mecanismos e ações que visem à qualidade do ensino educacional, e a formação permanente dos professores da rede municipal garante a capacidade em manter os índices elevados, bem como também, em buscar ir além para com o desenvolvimento e ampliação da educação básica em todo o território municipal.
Nas palavras da Secretária Neila Vitoriano, esta reafirma o seu compromisso para com a educação de nosso município; “capacitar os professores é garantir novos aprendizados na construção de uma educação pública de qualidade para nossos jovens. A educação infantil e fundamental é a base para o crescimento social de um povo, e é com este compromisso enquanto Secretária que buscarei realizar na Gestão do nosso prefeito Bismarck Bezerra, garantir que os filhos de todas as famílias Piqueenses recebam o melhor ensino que o Poder Público pode ofertar, e o caminho é este, fortalecer a docência para o fortalecimento do ensino em sala de aula”, afirma a secretária Neila Maria Vitoriano.
Certa vez Nelson Mandela disse: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, e é com este sentimento que a Gestão ‘Construindo com Você’ vem buscando realizar desde 2017, garantindo uma educação ampla e de qualidade para nosso povo tendo a visão de sempre está promovendo capacitações para uma formação continuada do corpo docente da Secretaria de Educação do nosso município, pois é construindo com você que faremos do presente um futuro melhor para nossas crianças, adolescente e jovens.
Texto: Equipe SMECD
#Educação 17/07/2017 GABINETE DO PREFEITO CERCA DE 300 CRIANÇAS BENEFICIADAS COM "BRINCANDO COM ESPORTE" CERCA DE 300 CRIANÇAS BENEFICIADAS COM "BRINCANDO COM ESPORTE"
www.piquetcarneiro.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 11:44:55