Notícias

#AssistênciaSocial | 27 DE FEVEREIRO DE 2018

Conselhos de Direitos da Assistência Social participam de reunião com Organizações Não Governamentais da Sociedade Civil

Na manhã desta última terça-feira, dia 27 de fevereiro do corrente ano, os Conselhos de Direitos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM, assim como também representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, participaram de reunião com o Instituto Maria da Penha – IMP, representada pela técnica Antônia Araújo, e do Centro de Pesquisa e Assessoria ESPLAR, representada pela a técnica Daniela Araújo. Também estiveram participando da reunião, a articuladora do Selo Unicef, Do Carmo e o Articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, assistente social Lairto Vieira.

O objetivo da reunião era de apresentar o Projeto: Contexto – Educação/Gênero/Emancipação, a partir da Plataforma Educação Marco Zero: A questão do gênero e da educação emancipatória para uma nova política pública de educação no Ceará.

O projeto abrangerá os 04 (quatro) territórios da Mesorregião dos Sertões Cearense, dentre eles o município de Piquet Carneiro do qual faz parte da região Sertão Central do Ceará.

Segundo a descrição do folder informativo entregue pelas as técnicas, “o projeto desenvolverá até 2021 diversas ações de fortalecimento da educação para convivência com o semiárido nas escolas e nas comunidades, consolidação da ação da sociedade civil, comunicação popular, práticas restaurativas e defesa de direitos das mulheres”. O projeto conta com o envolvimento de 07 (sete) organizações não governamentais, sendo; We World, ACACE, Cáritas Diocesana de Crateús, EFA Dom Fragoso, ESPLAR, Instituto Maria da Penha e Pastoral do Menor. O intuito do projeto, “é contribuir para o melhoramento e a qualificação do sistema educacional como política pública através do fortalecimento da sociedade civil”.

No município o projeto funcionará em conjunto com os referidos conselhos de direitos da Política de Assistência Social e também da Política de Educação. Em Piquet Carneiro as escolas e comunidades que serão abrangidas pelo projeto são; a Escola da Barra do Serrote e Escola José Martins da Costa, ambas localizada nas comunidades rurais do Sítio Monteiros e Sítio Chapada, respectivamente.

O projeto fomentará as ações de políticas públicas seguindo as seguintes linhas estratégicas; Educação Emancipatória nas escolas, Fortalecimento dos Grupos Populares de Mulheres, Fortalecimento da informação de qualidade nas comunidades rurais e mais periféricas e o Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e criação de Grupos de Trabalho.

De acordo com as técnicas, o projeto não terá nenhum custo financeiro para o município, as organizações envolvidas nesta ação buscam dos municípios apenas a parceria dos Conselhos de Direitos da Política de Assistência Social e da Educação.

Como funcionará o projeto:

Para o desenvolvimento do projeto, será criado um grupo de apoio no município com membros dos referidos conselhos de direitos, principalmente durante campanhas e ações anuais, além disso, estarão também desenvolvendo Formação Técnica para o grupo que será formado.

No cronograma de ações das organizações envolvidas, a 1ª formação será direcionada para os membros do CMDCA e já está agendada para o dia 05 de abril deste ano na Cidade de Mombaça/CE, e a 2ª formação que será direcionada para o CMDM ficou agendada para o mês de agosto deste ano, sendo em breve divulgado o dia, horário e local onde ocorrerá a formação.

O projeto terá durabilidade de 04 (quatro) anos, e será acompanhada pelas as técnicas das referidas organizações. Segundo as mesmas, a próxima visita ao município será no mês de abril onde estarão realizando visitas as escolas que serão abrangidas pelo o projeto, conhecendo a comunidade escolar e todo o contexto que envolve as famílias de cada região onde as escolas estão localizadas.

Para a Secretária de Assistência Social, Tamara Machado do Nascimento Bezerra;

“o projeto vem fortalecer mais ainda as ações realizadas pela a Política de Assistência Social através dos Conselhos de Direitos, e diante da atual realidade vivenciada pelo o município, a parceria é o que faz com que esta Política Pública seja fortalecida dentro das ações do dia a dia, portanto, a Secretaria e a Gestão: Construindo com Você, estará junto no desenvolvimento deste projeto de intersetorialidade entre Poder Público e Organizações Não Governamentais em prol do bem comum, que trará benefícios diretamente para as comunidades rurais que serão abrangidas, afirma”.

A Gestão: Construindo com Você, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Conselhos de Direitos e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto demonstra o caminho certo para o desenvolvimento, é com parceria e intersetorialidade que se faz uma gestão de Políticas Públicas voltada para o benefício coletivo da população do nosso município.
Texto: Lairto Vieira
Fotos: Ana Maria

 

Deixe seu comentário



NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 03 DE MAIO DE 2018

A Gestão ‘Construindo com Você’ não para de crescer, diariamente vem proporcionando ações e atividades que visem à melhor qualidade de vida para todos os nossos cidadãos, sempre pensando na construção de uma Cidade melhor.Alin [...]

#AssistênciaSocial | 18 DE ABRIL DE 2018

Na manhã desta última terça-feira, dia 17 de abril, no salão paroquial ocorreu o encontro de estratégias acerca de políticas públicas de enfrentamento as drogas. O encontro foi promovido pela Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Gov [...]

#AssistênciaSocial | 13 DE ABRIL DE 2018

A Gestão: Construindo com Você, por meio da Secretaria de Assistência Social e Setor do Cadastro Único para Programas Sociais, lançaram nesta última semana o Projeto: Cadastro Único - Itinerante que percorreu ao longo da semana os 03 distritos do munic& [...]

#AssistênciaSocial | 14 DE MARçO DE 2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizaram no decorrer da última semana as atividades com os idosos que fazem parte dos grupos dos Serviços de Convivência e Fort [...]

#AssistênciaSocial | 09 DE MARçO DE 2018

Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM realizam programação especial em alusão ao dia Internacional da MulherA Gestão: Construindo com Você, através da Secretaria Municipal de Assistência Social & [...]

Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro

LOCALIZAÇÃO

 Praça Mariano Aires, nº S/N Centro

 Telefone: (88) 3516-1800

 ouvidoria@piquetcarneiro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS