NOTÍCIAS

27-FEV-2018

Conselhos de Direitos da Assistência Social participam de reunião com Organizações Não Governamentais da Sociedade Civil

#AssistênciaSocial 27 DE FEVEREIRO DE 2018
Na manhã desta última terça-feira, dia 27 de fevereiro do corrente ano, os Conselhos de Direitos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, assim como também representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, participaram de reunião com o Instituto Maria da Penha - IMP, representada pela técnica Antônia Araújo, e do Centro de Pesquisa e Assessoria ESPLAR, representada pela a técnica Daniela Araújo. Também estiveram participando da reunião, a articuladora do Selo Unicef, Do Carmo e o Articulador do Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, assistente social Lairto Vieira.

O objetivo da reunião era de apresentar o Projeto: Contexto - Educação/Gênero/Emancipação, a partir da Plataforma Educação Marco Zero: A questão do gênero e da educação emancipatória para uma nova política pública de educação no Ceará.

O projeto abrangerá os 04 (quatro) territórios da Mesorregião dos Sertões Cearense, dentre eles o município de Piquet Carneiro do qual faz parte da região Sertão Central do Ceará.

Segundo a descrição do folder informativo entregue pelas as técnicas, "o projeto desenvolverá até 2021 diversas ações de fortalecimento da educação para convivência com o semiárido nas escolas e nas comunidades, consolidação da ação da sociedade civil, comunicação popular, práticas restaurativas e defesa de direitos das mulheres". O projeto conta com o envolvimento de 07 (sete) organizações não governamentais, sendo; We World, ACACE, Cáritas Diocesana de Crateús, EFA Dom Fragoso, ESPLAR, Instituto Maria da Penha e Pastoral do Menor. O intuito do projeto, "é contribuir para o melhoramento e a qualificação do sistema educacional como política pública através do fortalecimento da sociedade civil".

No município o projeto funcionará em conjunto com os referidos conselhos de direitos da Política de Assistência Social e também da Política de Educação. Em Piquet Carneiro as escolas e comunidades que serão abrangidas pelo projeto são; a Escola da Barra do Serrote e Escola José Martins da Costa, ambas localizada nas comunidades rurais do Sítio Monteiros e Sítio Chapada, respectivamente.

O projeto fomentará as ações de políticas públicas seguindo as seguintes linhas estratégicas; Educação Emancipatória nas escolas, Fortalecimento dos Grupos Populares de Mulheres, Fortalecimento da informação de qualidade nas comunidades rurais e mais periféricas e o Fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil e criação de Grupos de Trabalho.

De acordo com as técnicas, o projeto não terá nenhum custo financeiro para o município, as organizações envolvidas nesta ação buscam dos municípios apenas a parceria dos Conselhos de Direitos da Política de Assistência Social e da Educação.

Como funcionará o projeto:

Para o desenvolvimento do projeto, será criado um grupo de apoio no município com membros dos referidos conselhos de direitos, principalmente durante campanhas e ações anuais, além disso, estarão também desenvolvendo Formação Técnica para o grupo que será formado.

No cronograma de ações das organizações envolvidas, a 1ª formação será direcionada para os membros do CMDCA e já está agendada para o dia 05 de abril deste ano na Cidade de Mombaça/CE, e a 2ª formação que será direcionada para o CMDM ficou agendada para o mês de agosto deste ano, sendo em breve divulgado o dia, horário e local onde ocorrerá a formação.

O projeto terá durabilidade de 04 (quatro) anos, e será acompanhada pelas as técnicas das referidas organizações. Segundo as mesmas, a próxima visita ao município será no mês de abril onde estarão realizando visitas as escolas que serão abrangidas pelo o projeto, conhecendo a comunidade escolar e todo o contexto que envolve as famílias de cada região onde as escolas estão localizadas.

Para a Secretária de Assistência Social, Tamara Machado do Nascimento Bezerra;

"o projeto vem fortalecer mais ainda as ações realizadas pela a Política de Assistência Social através dos Conselhos de Direitos, e diante da atual realidade vivenciada pelo o município, a parceria é o que faz com que esta Política Pública seja fortalecida dentro das ações do dia a dia, portanto, a Secretaria e a Gestão: Construindo com Você, estará junto no desenvolvimento deste projeto de intersetorialidade entre Poder Público e Organizações Não Governamentais em prol do bem comum, que trará benefícios diretamente para as comunidades rurais que serão abrangidas, afirma".

A Gestão: Construindo com Você, por meio da Secretaria de Assistência Social, dos Conselhos de Direitos e da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto demonstra o caminho certo para o desenvolvimento, é com parceria e intersetorialidade que se faz uma gestão de Políticas Públicas voltada para o benefício coletivo da população do nosso município.
Texto: Lairto Vieira
Fotos: Ana Maria

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 22 dia(s)

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos que excepcionalmente no próximo domingo, não ocorrerá a tradicional Feira do [...]

#Administração Há 105 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 139 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 176 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 287 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 331 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 336 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 358 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito