NOTÍCIAS

13-ABR-2018

Secretaria de Assistência Social Lança Projeto "Cadastro Único Itinerante"

#AssistênciaSocial 13 DE ABRIL DE 2018
A Gestão: Construindo com Você, por meio da Secretaria de Assistência Social e Setor do Cadastro Único para Programas Sociais, lançaram nesta última semana o Projeto: Cadastro Único - Itinerante que percorreu ao longo da semana os 03 distritos do município.

As conexões entre beneficiários e Programas Sociais do Governo Federal e Estadual percorrem o campo da ação e desenvolvimento do setor do Cadastro Único (CadÚnico) dos municípios brasileiros, e pensando nisso, a coordenadora Cristina Michele Pinheiro de Souza Alcântara juntamente com sua equipe técnica idealizaram o projeto, tendo como principal objetivo o mecanismo de proximidade juntos as famílias que possuem cadastro na base de dados do CadÚnico.

Em primeiro momento, a equipe técnica buscou realizar procedimentos de atualização cadastral das famílias que se encontravam há mais de 02 (dois) anos com cadastro desatualizado, haja vista que, mesmo uma determinada parcela de famílias não receba mais nenhum benefício ou estejam incluídas em algum Programa Social do Governo Federal, ainda assim, deverão manter atualizados seus dados junto à base cadastral, pois, o não procedimento seqüenciará na exclusão da família, e com isso, ficando sem o Número de Identificação Social - NIS.

Para que tal ação tivesse êxito, a equipe técnica montou uma estratégia com aparatos e meios que atendessem a cada família nos Distritos, ocorrendo assim à seguinte seqüência de ação; no dia 10/04 o projeto esteve no Distrito de Mulungu, no dia 11/04 no Distrito de Ibicuã, e nesta manhã do dia 13/04 estiveram no Distrito de Catolé da Pista, que atenderam as famílias de toda a região territorial dos distritos, incluindo a zona rural.

De acordo com a equipe técnica, esta ação além de manter as famílias com cadastro atualizado que proporcionará a garantia de possíveis benefícios sociais no futuro, também garante ao município pontuações importantíssimas para o processo de conquista do Selo Unicef - Município Aprovado na edição 2017-2020, do qual se encontra em andamento.

O projeto também tem como visão, a contínua mediação explicativa junto aos beneficiários acerca de seus deveres para com a base cadastral do Governo Federal, sendo que este processo de atualização é o meio direto para que todas as famílias que são cadastradas possam ter o direito social a diversos Programas Sociais, seja Federal ou Estadual.

Durante o itinerário da equipe nos distritos, que contou com a participação do Prefeito Municipal, Bismarck Barros Bezerra e também da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Tamara Machado do Nascimento Bezerra, era exposto um banner onde descrevia os principais programas sociais, dentre eles; Programa Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Minha Casa, Minha Vida; Carteira do Idoso; Programa de Cisternas; Cadastramento do Benefício de Prestação Continuada - BPC; CNH Popular; entre outros na esfera estadual e municipal.

Para a Coordenadora do Cadastro Único e Gestora do Programa Bolsa Família, Cristina Michele; "como gestora considero tal ação muito importante dentro do município, pois tem a possibilidade de sair da sede da secretaria e ir até próximo das famílias, buscando compreender a realidade destas e levando os serviços com mais praticidade a todos (as), principalmente, quando se tem a oportunidade de explicar com mais ênfase acerca de demais benefícios e programas sociais que as famílias tem direito, além do Bolsa Família, e com isso o anseio é de que o projeto tenha continuidade nessa relação direta com beneficiários".

Durante a ação no Distrito de Catolé da Pista, a beneficiária do Programa Bolsa Família, Sra. Rosilene Higinio Bezerra que reside na localidade do Sítio Pitombeiras (zona rural), em sua fala diz que; "é muito bom o cadastro único vir até aqui, pois como moro em sítio ficou bem melhor ser atendida mais próxima de casa". Já para a Sra. Maria Ferreira do Nascimento que reside na sede do Distrito e já se encontra aposentada, mas que precisava atualizar o cadastro, diz que; "pois eu estou achando bom demais, só em eu não me deslocar até a sede do município e não me estressar pegando carro de linha, já tá bom demais".

Segundo a avaliação do Prefeito Bismarck Bezerra que esteve nos 03 Distritos, "quando a secretaria através da Secretária Tamara Machado e todos os seus colaboradores conseguem identificar esta necessidade de ir ao encontro dos usuários, que são beneficiários dos programas sociais, isto só mostra o quanto a secretaria está muito antenada em deixar seus usuários atualizados dentro das informações que são necessárias em relação ao Cadastro Único, que auxilia nessas ações junto ao Governo Federal e Estadual".

Na avaliação da Secretária de Assistência Social, Tamara Machado, a mesma relata que "sente-se muito feliz em vê acontecer mais uma importante ação, principalmente na concretização do Projeto Cadastro Único - Itinerante dentro da Secretaria. Parabenizo a equipe do CadÚnico e Programa Bolsa Família na pessoa da Coordenadora Michele Cristina, pela a responsabilidade em fazer assistência social no nosso município, onde pudemos obter o resultado de 90% de atualização cadastral. Está próximo as pessoas, ouvindo, tirando dúvidas, levando essas importantes ações sobre essa Política Pública de Assistência Social é a mais importante meta da nossa gestão. Muito obrigada ao nosso Prefeito Bismarck Bezerra pelo o total apoio".

O Cadastro Único do Governo Federal tem como lema: "conhecer para incluir’, e é com este sentimento que a Gestão: Construindo com Você deseja continuar realizando ao longo deste ano de 2018, pois é conhecendo as famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social que conseguiremos incluí-las nos Programas, Projetos e Serviços da Política de Assistência Social do município de Piquet Carneiro.

Texto: Lairto Vieira
Fotos: Denison

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 78 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 112 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 149 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 260 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 304 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 309 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 331 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

#DefesaCivil Há 359 dia(s)

PREFEITURA DE PIQUET CARNEIRO DECRETA EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Decreto Nº 015/2023 foi publicado hoje, quarta-feira 05 de abril As fortes chuvas qu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito