Notícias

#AssistênciaSocial | 13 DE ABRIL DE 2018

Secretaria de Assistência Social Lança Projeto “Cadastro Único Itinerante”

A Gestão: Construindo com Você, por meio da Secretaria de Assistência Social e Setor do Cadastro Único para Programas Sociais, lançaram nesta última semana o Projeto: Cadastro Único - Itinerante que percorreu ao longo da semana os 03 distritos do município.

As conexões entre beneficiários e Programas Sociais do Governo Federal e Estadual percorrem o campo da ação e desenvolvimento do setor do Cadastro Único (CadÚnico) dos municípios brasileiros, e pensando nisso, a coordenadora Cristina Michele Pinheiro de Souza Alcântara juntamente com sua equipe técnica idealizaram o projeto, tendo como principal objetivo o mecanismo de proximidade juntos as famílias que possuem cadastro na base de dados do CadÚnico.

Em primeiro momento, a equipe técnica buscou realizar procedimentos de atualização cadastral das famílias que se encontravam há mais de 02 (dois) anos com cadastro desatualizado, haja vista que, mesmo uma determinada parcela de famílias não receba mais nenhum benefício ou estejam incluídas em algum Programa Social do Governo Federal, ainda assim, deverão manter atualizados seus dados junto à base cadastral, pois, o não procedimento seqüenciará na exclusão da família, e com isso, ficando sem o Número de Identificação Social – NIS.

Para que tal ação tivesse êxito, a equipe técnica montou uma estratégia com aparatos e meios que atendessem a cada família nos Distritos, ocorrendo assim à seguinte seqüência de ação; no dia 10/04 o projeto esteve no Distrito de Mulungu, no dia 11/04 no Distrito de Ibicuã, e nesta manhã do dia 13/04 estiveram no Distrito de Catolé da Pista, que atenderam as famílias de toda a região territorial dos distritos, incluindo a zona rural.

De acordo com a equipe técnica, esta ação além de manter as famílias com cadastro atualizado que proporcionará a garantia de possíveis benefícios sociais no futuro, também garante ao município pontuações importantíssimas para o processo de conquista do Selo Unicef – Município Aprovado na edição 2017-2020, do qual se encontra em andamento.

O projeto também tem como visão, a contínua mediação explicativa junto aos beneficiários acerca de seus deveres para com a base cadastral do Governo Federal, sendo que este processo de atualização é o meio direto para que todas as famílias que são cadastradas possam ter o direito social a diversos Programas Sociais, seja Federal ou Estadual.

Durante o itinerário da equipe nos distritos, que contou com a participação do Prefeito Municipal, Bismarck Barros Bezerra e também da Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Tamara Machado do Nascimento Bezerra, era exposto um banner onde descrevia os principais programas sociais, dentre eles; Programa Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Programa Minha Casa, Minha Vida; Carteira do Idoso; Programa de Cisternas; Cadastramento do Benefício de Prestação Continuada – BPC; CNH Popular; entre outros na esfera estadual e municipal.

Para a Coordenadora do Cadastro Único e Gestora do Programa Bolsa Família, Cristina Michele; “como gestora considero tal ação muito importante dentro do município, pois tem a possibilidade de sair da sede da secretaria e ir até próximo das famílias, buscando compreender a realidade destas e levando os serviços com mais praticidade a todos (as), principalmente, quando se tem a oportunidade de explicar com mais ênfase acerca de demais benefícios e programas sociais que as famílias tem direito, além do Bolsa Família, e com isso o anseio é de que o projeto tenha continuidade nessa relação direta com beneficiários”.

Durante a ação no Distrito de Catolé da Pista, a beneficiária do Programa Bolsa Família, Sra. Rosilene Higinio Bezerra que reside na localidade do Sítio Pitombeiras (zona rural), em sua fala diz que; “é muito bom o cadastro único vir até aqui, pois como moro em sítio ficou bem melhor ser atendida mais próxima de casa”. Já para a Sra. Maria Ferreira do Nascimento que reside na sede do Distrito e já se encontra aposentada, mas que precisava atualizar o cadastro, diz que; “pois eu estou achando bom demais, só em eu não me deslocar até a sede do município e não me estressar pegando carro de linha, já tá bom demais”.

Segundo a avaliação do Prefeito Bismarck Bezerra que esteve nos 03 Distritos, “quando a secretaria através da Secretária Tamara Machado e todos os seus colaboradores conseguem identificar esta necessidade de ir ao encontro dos usuários, que são beneficiários dos programas sociais, isto só mostra o quanto a secretaria está muito antenada em deixar seus usuários atualizados dentro das informações que são necessárias em relação ao Cadastro Único, que auxilia nessas ações junto ao Governo Federal e Estadual”.

Na avaliação da Secretária de Assistência Social, Tamara Machado, a mesma relata que “sente-se muito feliz em vê acontecer mais uma importante ação, principalmente na concretização do Projeto Cadastro Único – Itinerante dentro da Secretaria. Parabenizo a equipe do CadÚnico e Programa Bolsa Família na pessoa da Coordenadora Michele Cristina, pela a responsabilidade em fazer assistência social no nosso município, onde pudemos obter o resultado de 90% de atualização cadastral. Está próximo as pessoas, ouvindo, tirando dúvidas, levando essas importantes ações sobre essa Política Pública de Assistência Social é a mais importante meta da nossa gestão. Muito obrigada ao nosso Prefeito Bismarck Bezerra pelo o total apoio”.

O Cadastro Único do Governo Federal tem como lema: “conhecer para incluir’, e é com este sentimento que a Gestão: Construindo com Você deseja continuar realizando ao longo deste ano de 2018, pois é conhecendo as famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social que conseguiremos incluí-las nos Programas, Projetos e Serviços da Política de Assistência Social do município de Piquet Carneiro.

Texto: Lairto Vieira
Fotos: Denison

 

Deixe seu comentário











NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 18 DE ABRIL DE 2018

Na manhã desta última terça-feira, dia 17 de abril, no salão paroquial ocorreu o encontro de estratégias acerca de políticas públicas de enfrentamento as drogas. O encontro foi promovido pela Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Gov [...]

#AssistênciaSocial | 14 DE MARçO DE 2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizaram no decorrer da última semana as atividades com os idosos que fazem parte dos grupos dos Serviços de Convivência e Fort [...]

#AssistênciaSocial | 09 DE MARçO DE 2018

Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM realizam programação especial em alusão ao dia Internacional da MulherA Gestão: Construindo com Você, através da Secretaria Municipal de Assistência Social & [...]

#AssistênciaSocial | 27 DE FEVEREIRO DE 2018

Na manhã desta última terça-feira, dia 27 de fevereiro do corrente ano, os Conselhos de Direitos vinculados a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e Conselho Municipal dos [...]

#AssistênciaSocial | 08 DE FEVEREIRO DE 2018

Dentro da Gestão Pública cada gestor tem o desafio cotidiano de garantir a implementação e funcionamento das políticas públicas, e tais ações permeia o caminho em realizar com qualidade e transparência os serviços, projetos e progr [...]

Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro

LOCALIZAÇÃO

 Praça Mariano Aires, nº S/N Centro

 Telefone: (88) 3516-1800

 ouvidoria@piquetcarneiro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS