NOTÍCIAS

16-MAR-2016

Exclusividade em perícia médica não é mais do INSS

16 DE MARÇO DE 2016
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão requerer auxílio-doença com exames feitos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), sem a necessidade de passar pela análise dos peritos do instituto. A presidente Dilma Rousseff publicou nessa terça-feira (15), decreto que permite ao INSS celebrar convênios com órgãos e entidades públicas do SUS para a realização de perícia médica, o que na prática acaba com a exclusividade da avaliação dos profissionais do instituto.

No caso da prorrogação, bastará o reconhecimento pelo INSS de atestados médicos trazidos pelos segurados, inclusive de hospitais privados. A medida, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, valerá para pedidos de prorrogação do benefício para empregados e para aqueles que estiverem internados, sem condições de se deslocar a um posto do INSS.

Ato dos Ministérios do Trabalho e da Saúde vai regulamentar a cooperação entre o INSS e os órgãos do SUS e estabelecer as cidades que serão atendidas, os médicos que serão designados e o tipo de benefício abrangido.

O secretário nacional de Previdência, Carlos Gabas, citou como exemplo os centros de referência em saúde do trabalhador. Para ele, o fim da exclusividade da exigência de perícias feitas por profissionais do INSS acabará com "contrassensos", como exigir que peritos se desloquem para hospitais para atestar a incapacidade de segurados internados. A medida permitirá reduzir o tempo médio de espera para agendamento – que saltou de 20 para 89 dias com a greve dos peritos, encerrada em janeiro – para 10 a 15 dias.

A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a constitucionalidade da medida, que classifica como falsa flexibilização. "Vai arrebentar com a Previdência Social nesse momento em que são necessárias medidas para conter os gastos. O céu é o limite para a concessão dos benefícios com essa facilitação", disse Luiz Argôlo, diretor da ANMP.

Ele criticou a prorrogação dos benefícios por meio de atestados médicos e a transformação dos médicos assistentes em peritos do próprio paciente, o que prejudica os julgamentos. A entidade defende que o atestado informa a presença da doença, mas não tem o poder legal nem formal de reconhecer a incapacidade para o trabalho, sem a chancela de um perito médico.

Para Argôlo, é dramático quebrar o sigilo médico ao fazer com que o segurado exponha a doença ao servidor do INSS responsável por receber atestados. Disse ainda que a medida vai implodir a rede de atendimento do SUS. Para acalmar a categoria, o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, disse que o governo abrirá concurso público para o INSS neste ano. Serão 7.351 vagas, sendo 1.530 para peritos.

Veja o que muda na perícia médica:

INSS poderá fazer convênios com órgãos e entidades públicas do SUS para a realização de perícia médica.

Para prorrogar o auxílio, basta o reconhecimento pelo INSS de atestados pelos segurados, que poderá ser de instituições privadas.

Peritos não precisarão se deslocar para hospitais para atestar a incapacidade de segurados internados.

A medida vai permitir reduzir o tempo médio de espera para o agendamento, que saltou de 20 para 89 dias com a greve dos peritos, terminada em janeiro, para o intervalo de 10 a 15 dias.

Fonte: Ceará Agora

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 21 dia(s)

COMUNICADO IMPORTANTE

Informamos que excepcionalmente no próximo domingo, não ocorrerá a tradicional Feira do [...]

#Administração Há 104 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 138 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 175 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 286 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 330 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 335 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 357 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito