Notícias

#AssistênciaSocial | 06 DE FEVEREIRO DE 2018

RELATÓRIO INFORMATIVO Setor – Benefícios Eventuais e Serviço Social

Levantamento do ano de 2017

A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro - Gestão: Construindo com Você, vem demonstrando a força que tem quando se trabalha com união, transparência e parceria, a prova disso está em superar os desafios em meio às imensas dificuldades oriundas de uma crise econômica e política em que assola o nosso país, e mais ainda, uma crise hídrica que, ao longo dos últimos anos vem calejando as terras e as famílias de nosso povo piqueense. Mas com fé, esperança e muito trabalho, a Gestão: Construindo com Você mostrou que em 2017 era possível trabalhar com o impossível, e fez de um ano de dificuldades um ano de muitas conquistas para o povo de nossa terra.
Entre tantas conquistas, cita-se a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS que tem a frente da pasta a Primeira Dama e Secretária, Tamara Machado do Nascimento Bezerra, que no ano de 2017 realizou diversas ações e atividades em prol da melhoria e qualidade de vida das famílias de Piquet Carneiro.
Na busca por efetivar cotidianamente uma Política de Assistência Social Pública e de qualidade e pra quem dela necessita, a Secretária e sua equipe técnica traçaram planos e estratégias que viessem a fortalecer os Programas, Projetos e Benefícios dentro do município. Dentre as ações, ocorreu a ampliação da oferta dos benefícios eventuais.
Os benefícios eventuais da Política de Assistência Social são benefícios ofertados as famílias que se encontram em situações de extrema vulnerabilidade social e que necessitam, naquele momento, do benefício ora ofertado. Tais benefícios eventuais são amparados pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS (Lei Federal nº8. 742/1993) e Lei Municipal do SUAS nº270/2016.
No ano de 2017, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS através do Setor dos Benefícios Eventuais e Serviço Social, bem como também do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, ofertaram o seguinte quantitativo de benefícios eventuais:


Benefícios Eventuais - 2017
Auxílio Funeral - 14 Urnas Funerárias
Auxílio Natalidade - 94 Kits Bebê
Vulnerabilidades Temporárias - 234 Cestas Básicas de Alimentos beneficiando diretamente 182 famílias.
Auxílio Moradia - 02 Alugueis Sociais.

Os referidos dados quantitativos mostram o compromisso que a Secretaria tem para com o fortalecimento da Política de Assistência Social do município. De acordo com os Assistentes Sociais, Lairto Vieira e Mikaelly Félix, tais benefícios são ofertados através de uma avaliação técnica por meio de um Profissional Assistente Social, onde este realiza visita domiciliar na residência da família, que ao ser identificado a vulnerabilidade da família o profissional providencia a oferta do benefício, e dependendo da situação, procede com encaminhamentos para que a mesma seja acompanhada pela rede de proteção social básica da Política de Assistência Social do município, afirmam.

“Sinto-me feliz em fazer Assistência Social no nosso município diante de tantas dificuldades, percebo o compromisso e dedicação da equipe com os nossos usuários, e, principalmente por essa política pública ter se fortalecido e muito no ano de 2017, pois é visando o conhecimento da população em entender e perceber que a Política de Assistência Social é pra quem dela necessita, e assim podermos ofertar uma melhor qualidade de vida dos usuários”- Tamara Machado do Nascimento Bezerra, Secretária de Assistência Social.


Por fim, visualiza-se que, é com os desafios que se evidencia a natureza das ações e das conquistas, e com o lema de responsabilidade, compromisso e transparência que a Gestão: Construindo com Você por meio da Secretaria de Assistência Social buscará no ano de 2018 ampliar e fortalecer mais ainda esta política pública pra quem dela necessita.





 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#AssistênciaSocial | 08 DE FEVEREIRO DE 2018

Dentro da Gestão Pública cada gestor tem o desafio cotidiano de garantir a implementação e funcionamento das políticas públicas, e tais ações permeia o caminho em realizar com qualidade e transparência os serviços, projetos e progr [...]

#AssistênciaSocial | 10 DE JANEIRO DE 2018

O Governo do Estado do Ceará, através do Gabinete da Primeira-dama, Onélia Leite de Santana, em parceria com a Prefeitura de Piquet Carneiro, por meio da Secretaria da Assistência Social, lançaram na manhã desta quarta feira (10/01), o Cartão Mais Inf [...]

#AssistênciaSocial | 17 DE NOVEMBRO DE 2017

CONSELHO TUTELAR RECEBE EQUIPAMENTOS PARA SALA DE ATENDIMENTO

Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro

LOCALIZAÇÃO

 Praça Mariano Aires, nº S/N Centro

 Telefone: (88) 3516-1800

 ouvidoria@piquetcarneiro.ce.gov.br

REDES SOCIAIS