A Secretaria da Educação, Cultura e Desporto (SEDUC) do município, em razão da Pandemia de escala global ocasionada pela Covid-19, e atenta ao contexto de manter uma educação pública e de qualidade, vem buscando ao longo dos últimos meses se adaptar ao novo cenário das plataformas virtuais como estratégia de continuidade das aulas da rede municipal de ensino.
Pensando nisso, as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo todo o suporte e aparato necessário para continuidade das aulas durante o período em que perdurar essa crise epidemiológica. Durante as reuniões de planejamentos entre Secretária e equipes de professores responsáveis pela EJA, se estruturou uma linha de ação com objetivo diretos na continuidade das aulas e buscando garantir toda a proteção e segurança sanitária necessária, tanto dos alunos quanto dos professores.
Para os alunos que dispõe de aparelhos eletrônicos - smartphones, notebooks, tabletes, etc. - as aulas estão sendo realizadas na modalidade remoto, ou seja, de maneira virtual. Já para os alunos, principalmente aqueles com idades mais avançadas e que não dispõe ou não estão adaptados a usarem aparelhos tecnológicos, a Seduc disponibilizou materiais didáticos impressos onde realiza a entrega diretamente na residência dos mesmos, ao tempo em que recebem todas as orientações dos professores acerca do conteúdo do material em questão, e posterior alguns dias retornam para recolher e fazer as avaliações e continuidade das orientações e ensino do conteúdo que foi transmitido.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) - é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
Segundo a Secretária Neila Vitoriano, "a EJA é uma ferramenta de extrema importância para que jovens e adultos retomem seu aprendizado em relação a educação escolar básica, possibilitando nesse tempo a qualificação de cada um, e, com isso, gerando novas oportunidades tanto no que tange as questões relacionadas ao mercado de trabalho, bem como também do ponto de vista de pertencimento, do sentimento de inclusão em um mundo onde cada vez mais se faz necessário o aprendizado da leitura diante do contexto globalizado de uma sociedade moderna".
#EJA
#Covid-19
#EducaçãoemAÇÃO
#ConstruindocomVOCÊ