Desde o início do período de Pandemia que a Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) vem buscando alternativas para que as famílias continuem sendo atendidas e amparadas pela a Política Pública da Assistência Social em território municipal.
Nesse contexto, a equipe de visitadores sociais do Programa Criança Feliz (PCF) estruturou os processos de acompanhamento, em sua maioria, no formato remoto através da rede social whatsapp. O objetivo das ações via remoto decorre da necessidade de assegurar os acompanhamentos das crianças no programa e garantir a proteção da saúde de cada uma delas e suas respectivas famílias, haja vista a contínua atenção aos cuidados em relação a proliferação do vírus Covid-19. No whatsapp, as famílias com as crianças são acompanhadas por meio de grupos específicos e também no chat privado para envio de informações, orientações e demais assuntos necessários para todos.
Entre as estratégias adotadas pela a equipe, tem-se a produção de vídeos com apresentação de dinâmicas, contação de histórias, atividades recreativas, bem como também orientações e informações relevantes para os pais em geral.
De acordo com a Supervisora do PCF, Aparecida da Silva, "o objetivo da equipe é fazer com que cada criança e suas famílias recebam os acompanhamentos devidos, tanto no formato virtual quanto em visitas presenciais quando se faz necessário, pois cada ação realizada no dia a dia pelos visitadores celebra o compromisso pela a promoção das políticas públicas pela a Primeira Infância, principalmente quando a linha direta é garantir o desenvolvimento integral nos primeiros anos".
Ainda segundo a mesma, "uma ação como essa em tempos de Pandemia, só é possível pelo suporte técnico e logístico que recebemos de toda gestão da Assistência Social, por meio da Secretária Tamara Machado, Técnica de Gestão Rocileide Maciel, Coordenadora do PCF Valdelice do Vale e aos visitadores sociais que estão ativos semanalmente, que são eles: Jaiane Saraiva, Beatriz Sobreira, Jaíne Almeida, Júnior Alves, Mikaely de Freitas, Vanderlânia Pereira e Ivanilde Bezerra".
#Programacriançafeliz
#Covid19
#AssistênciaSocial
#ConstruindocomVOCÊ