NOTÍCIAS

15-MAI-2019

CadÚnico e Programa Bolsa Família se reúne com famílias em descumprimento de condicionalidades

Por Luciele Machado 15/05/2019 #assistênciasocial
Na manhã deste dia 15 de maio do corrente ano, a Gestora do Cadastro Único e Coordenadora do Programa Bolsa Família (PBF) do município, Cristina Michele, acompanhada da Assistente Social Magbissoene Parente e da Técnica do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, Jucileide Barbosa, estiveram reunidas no CVT com 20 (vinte) famílias de um total de 80 (oitenta) que estão na lista do Governo Federal em descumprimento das condicionalidades do programa bolsa família referentes aos meses de fevereiro e março de 2019.
O que são as condicionalidades do Programa Bolsa Família?
As condicionalidades são os compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família quanto pelo poder público para ampliar o acesso dessas famílias a direitos sociais básicos. Por um lado, as famílias devem assumir e cumprir esses compromissos para continuar recebendo o benefício financeiro. Por outro, as condicionalidades responsabilizam o poder público pela oferta dos serviços públicos de saúde, educação e assistência social.
Fonte: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/mds-pra-voce/carta-de-servicos/gestor/bolsa-familia/condicionalidades

De acordo com a Gestora/Coordenadora, Michele Cristina, "realizamos um trabalho intersetorial com a saúde e a educação para estas reuniões de descumprimento, a saúde por meio dos agentes de saúde entrega o convite a cada família para a reunião e a educação por meio das escolas disponibilizam declarações escolares dos alunos para confirmarmos ou não a baixa freqüência, e com isso, sanar quaisquer problemáticas referentes aos compromissos existentes e garantir a continuidade do recebimento do benefício social das famílias, diz"

A reunião foi para realizar orientações e encaminhamentos para que cada família possa providenciar os documentos e informações necessárias para que seja solucionado o descumprimento da condicionalidade. As demais famílias que não compareceram na reunião receberão visitas técnicas da equipe do CadÚnico/PBF, que buscarão "in loco" tentar solucionar tais demandas ora apresentadas em lista enviada pelo o Governo Federal.

Ainda de acordo com a Gestora/Coordenadora , Michele Cristina," tal ação só está sendo possível realizar em vista do total suporte e apoio fornecido pela a Gestão ‘Construindo com Você’ através da Secretaria da Assistência Social por meio da Secretária Tamara Bezerra e do Prefeito Bismarck Barros Bezerra".


#GestãoemAÇÃO
#CadÚnicoPBF
#ConhecerparaINCLUIR
#ConstruindocomVOCÊ
#AssistênciaSocial

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024