Diante do cenário de Pandemia ocasionado pela Covid-19, a tecnologia tem sido uma ferramenta de extrema relevância para continuidade da prestação dos serviços, programas, projetos e benefícios sociais da Política Pública da Assistência Social, incluindo os equipamentos da rede sócioassistencial, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
No cumprimento do processo de isolamento social, o CRAS de Piquet Carneiro após reunião com técnicos do equipamento, coordenação e equipe da Gestão da Secretaria da Assistência Social, adotaram algumas estratégias para que os serviços continuem atendendo ao público que demandam dessa política.
Para maior atenção aos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), foram criados grupos na rede social Whatsapp de acordo com a faixa etária de cada público, que inclui as crianças, adolescentes, idosos e as famílias acompanhadas por meio do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.
Os acompanhamentos por meio dos grupos do Whatsapp e também de maneira individual, quando necessário, ocorrem através do envio de vídeos educativos com informações acerca da prevenção necessária contra a Covid-19 e das demais orientações conforme cada grupo em acompanhamento, além disso, é realizado ligações por meio de chamadas de vídeo, bem como também se montou uma caderno de atividades para que seja entregue a todas as crianças em seus respectivos domicílios, evitando com isso, a saída dos mesmos de suas residências. Após o cumprimento do caderno de atividades se faz a coleta do material onde posteriormente nos grupos se fazem os acompanhamentos com todos os participantes conforme realização das atividades que foram descritas no caderno. Lembra-se ainda, que os técnicos adotaram a nomenclatura do atendimento remoto junto ao público que necessita de outros serviços do CRAS, onde ficam a disposição por meio de suas redes sociais e telefones celulares.
De acordo com a Coordenadora do CRAS, Valdelice do Vale, "essas medidas que foram adotadas refletem o reflexo do atual momento em que estamos vivenciando, e mais ainda, da necessidade de estarmos em processo contínuo do acompanhamento das famílias do PAIF e do SCFV".
Já para a Secretária da Assistência Social, Tamara Machado, "o uso desses equipamentos tecnológicos tem sido fundamental para mantermos os grupos dos SCFV e PAIF do CRAS em acompanhamento, pois mesmo diante do cenário em que estamos passando, utilizar de ferramentas tecnológicas como mecanismos e estratégias para a continuidade do funcionamento dos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social é a maneira que encontramos para aqueles que estavam sendo acompanhados continuem tendo seus direitos garantidos, mesmo que por meios virtuais. Por fim, dirijo meus sinceros agradecimentos a toda equipe do CRAS por toda disponibilidade e atenção as famílias e grupos em acompanhamento durante este período tão delicado pelo qual vivenciamos".
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