NOTÍCIAS

04-ABR-2017

9ª EDIÇÃO DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES FOI REALIZADA COM MUITO SUCESSO EM PIQUET CARNEIRO.

04 DE ABRIL DE 2017
A Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, realizou no período de 27 a 31 de março deste ano, a Festa Anual das Árvores. A iniciativa teve o propósito de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

Em sua 9ª edição, a Festa Anual das Árvores teve como tema "Quem planta árvores, colhe chuvas". As atividades tiveram início no dia 27 de março, às 9 horas, com o lançamento da campanha "Minha árvore, meu futuro", na Sala Verde. O evento foi aberto pela secretária do Meio Ambiente, Vera Silva, e foi marcado por uma vasta e envolvente programação, que incluiu a recuperação de matas ciliares, distribuição de mudas nativas, exposições fotográficas de pássaros e árvores da Caatinga, palestras, rodas de conversa, além de outras ações relacionadas à preservação da natureza.

No dia 29 de março, às 9 horas, na Sala Verde, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu uma palestra com o tema Código Florestal Brasileiro e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. O palestrante foi o técnico Genário Azevedo, da Coordenação de Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – COEAS/SEMA. Na ocasião, estiveram presentes produtores rurais, técnicos, estudantes e vereadores. Prestigiaram também o evento, o prefeito de Piquet Carneiro, Bismarck Barros Bezerra; a secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; a assessora especial da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro, Maria das Graças Martins, e o assessor institucional da Associação dos Municípios do Estado do Ceará – APRECE, Expedito José do Nascimento (ex-prefeito de Piquet Carneiro). A palestra foi considerada interessante e esclarecedora pelos participantes. Cerca de 50 pessoas marcaram presença.

No dia 30 de março, pela manhã e à tarde, foram realizadas na Escola Ana Clara de Magalhães, no distrito de Ibicuã, palestras sobre a Importância da Relação entre as Árvores e a Água. O palestrante foi o engenheiro agrônomo Sérgio Alencar, da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro. Lá, estavam previstas inicialmente a realização de rodas de conversa, mas em atenção às solicitações do corpo discente da escola, foram realizadas duas palestras. A plateia foi composta majoritariamente por estudantes do ensino fundamental. Após as palestras, os alunos realizaram plantio de mudas nativas. O momento não poderia ser mais propício. Foi mais uma iniciativa bem-sucedida. O Núcleo Gestor da Escola Ana Clara merece o nosso reconhecimento pela competência, dedicação, atenção e por desenvolver muitas atividades voltadas à educação ambiental. Afinal, ter compromisso é fundamental.


Uma ação considerada relevante, foi a visita técnica à nascente olho d’água, localizada no sítio Barra do Serrote. Na ocasião, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do município e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Iguatu, vistoriaram a área. Em seguida, houve plantio de mudas nativas visando à recuperação da vegetação no entorno da nascente. A atividade, contou ainda com as presenças da secretária do Meio Ambiente, Vera Silva; da professora Helba Araújo de Queiroz Palácio, do IFCE/Iguatu; do professor Wellington Canuto, do IFCE/Iguatu; de produtores rurais e estudantes. Diante de um cenário de escassez hídrica, preservar as nascentes é imprescindível.

Destaque para as ações de reflorestamento, realizadas nas matas ciliares dos sítios Tataíra, São José, Salão, bem como no distrito de Mulungu e região. Mais de sete mil mudas nativas foram plantadas em regime de mutirão. As orientações técnicas foram prestadas pelo engenheiro agrônomo Sérgio Alencar e pelo técnico Jonas Jarbas, da Secretaria do Meio Ambiente de Piquet Carneiro. Foi certamente o maior legado da Festa Anual das Árvores deste ano. Participaram ativamente das ações, o prefeito Bismarck Barros Bezerra, a secretária Vera Silva, a educadora ambiental Elizabete Barros, a administradora pública Ana Cláudia Nascimento e os monitores do Projeto Recuperação de Mata Ciliar do Açude São José II e Solo Fértil Caatinga Viva.

No dia 30 de março deste ano, às 9 horas, na Praça da Estação, houve distribuição de mudas de aroeira, angicos, canafístula, cumaru, ingá, mulungu, juazeiro, mororó, cedro, sabiá e ipê roxo. Cerca de quatrocentas mudas nativas (bioma Caatinga), foram entregues à população.

Fechando a programação, foi realizada no dia 31 de março, às 13 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Barra do Serrote, uma roda de conversa com a participação de todos os alunos da escola. Em seguida, os estudantes fizeram uma belíssima apresentação envolvendo canto e dança. Parabéns aos alunos e aos responsáveis pela produção artística.

Por meio da campanha "Minha árvore, meu futuro", pretende-se plantar uma muda de árvore nativa, para cada criança nascida no município. A família do recém-nascido receberá uma muda doada pela Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro. A participação é voluntária. Iniciativas semelhantes estão sendo desenvolvidas em várias cidades brasileiras, tais como: Diamantina (MG), Clevelândia (PR), Guarapari (ES), Ituverava (SP), Passos (MG), Penápolis (SP), Tramandaí (RS), São Caetano do Sul (SP), Sorocaba (SP), entre outras. O objetivo é engajar o maior número possível de famílias na preservação ambiental.

Ressalte-se, por oportuno, que a Festa Anual das Árvores de 2017, teve a participação maciça da população piqueense. Envolveu as pessoas de forma extremamente positiva. Foi um convite à reflexão.

Em meio à crise financeira que assola os municípios brasileiros, o chefe do executivo municipal tem mostrado que está comprometido com o desenvolvimento sustentável. O reflexo se faz sentir nas diversas ações de sustentabilidade ambiental implementadas.



TEXTO: SÉRGIO ALENCAR (NÚCLEO TÉCNICO DA SEMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 77 dia(s)

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

Recadastramento acontecerá entre os dias 15 e 30 de janeiro

#Administração Há 111 dia(s)

Sorteio do Programa IPTU Premiado 2023.

A Prefeitura de Piquet Carneiro, realizou hoje, sexta feira dia 08 de dezembro, o sortei [...]

#Administração Há 148 dia(s)

1° Reunião da Comissão para reforma da Lei Orgânica do Município de Piquet Carneiro-Ce.

Hoje dia 01 de novembro de 2023, foi realizado a primeira reunião com a comissão para re [...]

#Administração Há 259 dia(s)

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro.

Atenção usuários do sistema de emissão de notas fiscais de Piquet Carneiro. [...]

#piquetcarneiro Há 303 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Saúde Há 308 dia(s)

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

SAÚDE DE PIQUET CARNEIRO AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PRE [...]

#AssistênciaSocial Há 330 dia(s)

1º TERMO ADITIVO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL N.º 01/2023/CMDCA

PREFEITURA MUNICIPAL CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 1º [...]

#DefesaCivil Há 358 dia(s)

PREFEITURA DE PIQUET CARNEIRO DECRETA EMERGÊNCIA DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS

Decreto Nº 015/2023 foi publicado hoje, quarta-feira 05 de abril As fortes chuvas qu [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito